Monday 9 January 2012

A desvalorização fiscal mudou de poiso

Dois membros deste blogue, eu e o Francesco Franco, devotámos muita energia nos últimos 21 meses a defender que Portugal deveria ter baixado a TSU e subir o IVA, uma desvalorização fiscal com efeito neutro nas finanças públicas e com potencial para estimular a nossa economia no curto prazo e combater a recessão. Para os argumentos iniciais, podem ver a minha página ou ver as várias entradas neste blogue.

Não foi essa a opção deste governo, em parte por algumas boas razões. Mas uma crítica que me fez confusão foi que esta era uma ideia esotérica, coisa de académicos, e que Portugal não se devia por com experiências. Até alguns antigos ministros das finanças, comentadores sérios e sisudos, bradaram contra o arrojo da nossa proposta.

Estou curioso em ver a reacção destas pessoas ao anúncio que a França, que começa agora a entrar numa recessão bem mais pequena que a nossa, vai.... fazer uma desvalorização fiscal exactamente nos moldes defendidos por mim e pelo Francesco. Devem estar loucos, os franceses.